Projeto Construindo Campeões chega ao bairro da Atalaia

Crianças carentes ganham apoio através do esporte
Ascom

Vinte e quatro jovens moradores da Atalaia tiveram sua primeira aula de Jiu-jitsu do “Construindo Campeões”, projeto mantido pela Secretaria da Assistência Social de Canavieiras, através do Centro de Referência e Assistência Social (Cras). As aulas estão acontecendo na sede da Associação dos Moradores da Atalaia, todas as terças-feiras.

Explica a secretária da Assistência Social, Vanessa Leite, que uma parte das oficinas de esportes é realizada na sede do Cras, enquanto outras estão sendo realizadas nos bairros, principalmente os mais distantes, como o da Atalaia. “É um forma de incentivo à participação dos jovens e suas famílias. A ideia é trabalhar com todos os esportes, já estamos nos organizando para oferecer também aulas de futebol”, comentou Vanessa.

Informa o professor de artes marciais, Franklin Menezes, que a finalidade é oferecer aos jovens em situação de vulnerabilidade social, a possibilidade de praticar o esporte, ter hábitos saudáveis, disciplina e respeito que contribuem para formação de cidadãos conscientes. “Essas aulas podem possibilitar, inclusive o surgimento de novos atletas e equipes que no futuro possam participar de eventos esportivos em nível municipal, estadual e nacional, e que jamais seriam revelados se não fosse esse tipo de iniciativa”, explica.

O Jiu-jtsu foi o esporte escolhido para o projeto – explica Franklin – por ser essencialmente uma luta de estratégia, que trabalha conceitos essenciais para a vida, tais como disciplina, caráter, ética, esportividade, respeito ao próximo, amor-próprio e autopreservação. “Esses são alguns dos ensinamentos que pretendemos repassar a estes jovens. Através do jiu-jitsu os alunos lidam com situações e ensinamentos que servirão para o cotidiano deles.

De acordo com o prefeito Almir Melo, existe uma preocupação da sua administração em oferecer às crianças e adolescentes opções esportivas e sociais, que permitem que eles possam se desenvolver em um ambiente saudável, se distanciando da criminalidade e das drogas. "A inclusão social através do esporte é um dos maiores e mais importantes vetores dessa política”, justifica o prefeito.